São Paulo, 30 de outubro de 2023
Ofício: B020/2023
Governo do Estado de São Paulo
Gabinete do Governador
Prezado Sr. Governador Tarcísio de Freitas e Srª Secretária de Comunicação Laís Vita,
Já faz algum tempo que temos tentado uma aproximação com a área de comunicação e publicidade do governo de SP.
Ao longo desse ano, fomos recebidos duas vezes por sua equipe, porém, até o momento não tivemos qualquer destinação de verba de anúncios para mídias locais.
Tivemos uma promessa por parte do Thiago para alguma campanha publicitária em agosto, porém, até então não houve qualquer parceria.
Nos últimos meses temos observado o Governo do Estado de São Paulo fazendo campanhas de grande porte em Televisão, Rádio, portais diários, Telas de Elevadores, entre tantas outras mídias.
Entretanto, no caso das mídias locais, nenhum jornal impresso, online, perfil de rede social ou guia têm recebido qualquer tipo de propaganda.
Só aqui em São Paulo e Grande SP, somos mais de 160 veículos e mais de 90 marcas cadastradas.
O que nos chamou atenção foi ver até 3 anúncios de 30 segundos num mesmo break comercial da Rede Globo, como aconteceu faz alguns meses com a campanha sobre o perigo de fogo nas proximidades das rodovias, a violência contra a mulher e um filme institucional da gestão.
Sabemos da importância da grande mídia no alcance populacional, isso é fato. Respeitamos e defendemos, inclusive.
Porém, a grande mídia recebe todo o investimento de publicidade do governo estadual, um resultado de dezenas de milhares de reais.
Já a mídia regional, não teve qualquer centavo de real em investimento.
Na última crise enfrentada pelo governo, com a greve dos transportes, foi possível observar que a grande mídia foi a que mais cobrou do governo suas responsabilidades diante do processo – por ironia, justamente aqueles que recebem um investimento de grande porte.
Já as mídias regionais, mesmo sem receber qualquer investimento de propaganda ao longo da atual gestão, publicaram as informações do governo enviadas por suas assessorias de imprensa diante do fato.
Estamos diante de algumas perguntas que ainda não encontramos respostas e gostaríamos de contar com o retorno do Sr. Governador e da Sra. Secretária:
1 – Os veículos regionais servem apenas para atender as demandas insistentes das assessorias de imprensa?
2 – O Governo deseja apenas as publicações espontâneas gratuitas, mas não vê as mídias regionais como veículos capazes de difundir sua informação publicitária?
3 – Se as mídias regionais não são bem-vindas na gestão Tarcísio, porque temos tanto conteúdo de assessoria sendo enviado para a categoria e tanta insistência para solicitar publicações por parte das equipe do governo?
4 – Existe algum motivo para a mídia regional não ser contemplada em nenhuma campanha?
5 – A comunicação do atual governo não tem interesse em chegar nas comunidades e seus moradores que são formadores de opinião?
Gostaríamos de receber uma resposta efetiva por parte da atual gestão.
Ficamos à disposição.
Atenciosamente,
SP Regional
A multiplataforma das mídias regionais!