A SP Regional, maior plataforma de mídias locais de SP, vem a público comunicar e defender a legitimidade das mídias regionais de São Paulo e Grande São Paulo, bem como as práticas do mercado de propaganda.
A relação que algumas mídias de bairro possuem com a Prefeitura Municipal de São Paulo – no caso os veículos que se cadastram com documentação adequada na Secom – é transparente e de acordo com as normas estabelecidas há muitos anos desde gestões anteriores.
Toda publicidade contratada por intermédio de agência de propaganda e encaminhada para publicação dos veículos são feitas dentro das “Normas Padrão da Atividade Publicitária” e de acordo com todas as documentações exigidas pela Secom, tais como: mapa de circulação, certidões negativas de débitos, nota fiscal do veículo, nota fiscal da gráfica, declaração artigo 299, entre muitas outras.
Importante afirmar, inclusive, que as publicidades contratadas não fazem campanhas para o prefeito, governador ou político em específico.
Tratam-se de campanhas sobre realizações e informações de importância para população como vacinação, eventos, orientações de saúde e tantas outras.
Em relação às matérias jornalísticas, importante ressaltar que cada jornal tem total autonomia e independência editorial em suas redações – para divulgar ou não – ações relacionadas à prefeitura ou governo de qualquer instância assim como seus executivos.
Defendemos também que toda e qualquer verba de comunicação, de qualquer instância governamental que seja, deveria sim contemplar o máximo de mídias regionais possíveis, de forma plural, democrática e distribuída de forma igualitária, sejam elas online ou offline, afinal trata-se de um mercado que faz importante trabalho que leva informações para comunidades onde veículos de maior porte não conseguem cobrir.
Afirmamos também que, mesmo a gestão atual da prefeitura de São Paulo ter sido a que mais prestigiou a classe regional de veículos das últimas décadas, ainda há muitos caminhos a percorrer como: ampliar a distribuição de campanhas para mais veículos impressos e digitais ainda não contemplados; promover reajustes de valores que já estão defazados há alguns anos por conta de inflação, preço do papel; entre outros.
Diante do exposto, somos à favor da continuidade das campanhas veiculadas em jornais de bairros e mídias regionais, respeitando as exigências técnicas e contando com a transparência da Secom junto aos veículos locais para atenderem às normas públicas.
Atenciosamente,
SP Regional
A maior plataforma de mídias locais de SP