Mídias regionais são essenciais no combate às fake-news

SIDÔNIO: ministro afirma que veículos locais garantem que as políticas públicas cheguem até a ponta.

Ministro da comunicação do Brasil e secretário de comunicação da cidade de São Paulo endossam a importância da mídia comunitária

Veículos de comunicação comunitários desempenham papel essencial na disseminação de informações e no desenvolvimento econômico de suas regiões.

Em um cenário de comunicação cada vez mais digital e segmentado, a plataforma SP Regional se destaca neste ecossistema.

Com a missão de fortalecer o jornalismo comunitário, a plataforma reúne portais, jornais, revistas, redes sociais, rádios e guias comerciais, proporcionando uma cobertura ampla e diversificada das notícias que impactam diretamente as comunidades locais.

A importância da mídia regional vai além da informação. Esses veículos desempenham um papel fundamental na construção da identidade cultural das regiões e na defesa dos interesses das comunidades, trazendo à tona pautas que muitas vezes não encontram espaço nos grandes conglomerados midiáticos.

A valorização desse tipo de comunicação é essencial para uma sociedade mais informada e democrática.
Entrevistado pela SP Regional, o Ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, acredita que a mídia regional fortalece o vínculo com a população de bairros e cidades. “Os veículos locais garantem que políticas públicas, serviços e oportunidades cheguem até a ponta, além de promoverem identidade cultural e social, dando voz às comunidades. A imprensa regional também é fundamental no combate às fake news, assegurando que a verdade prevaleça. Mais que informar, representa os interesses do povo, incentivando o engajamento e a participação cidadã. Valorizar essa comunicação fortalece a democracia, impulsiona o desenvolvimento local e garante uma sociedade mais consciente. É nisso que vamos apostar em minha gestão à frente da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.”

Diante desse contexto, órgãos públicos e empresas privadas têm um papel crucial na manutenção e fortalecimento da mídia regional.

Investir em publicidade nesses veículos não é apenas uma estratégia de marketing eficiente, mas também uma forma de contribuir para a sustentabilidade do jornalismo local. A experiência da Colômbia, que recentemente destinou um terço do orçamento oficial para a mídia alternativa, serve de exemplo para a valorização desse setor.

Além disso, anunciar em mídias regionais permite um contato mais direto e autêntico com o público-alvo. Diferente da publicidade massiva, que muitas vezes não atinge o público desejado, a mídia local oferece segmentação e engajamento genuíno. As empresas que adotam essa estratégia não apenas fortalecem suas marcas junto às comunidades, mas também impulsionam o crescimento econômico das regiões onde atuam.

A SP Regional vem desempenhando um papel de destaque nesse cenário, consolidando-se como um hub de comunicação para diferentes setores da sociedade.

Criada em 2019 com o objetivo principal de contribuir com o mercado de comunicação regional, já são 198 veículos, 113 marcas e uma capacidade de alcance estimado de mais de 7 milhões de pessoas/mês.

FABIO PORTELA, secretário de comunicação da cidade de SP: “precisamos valorizar essa importante história de 130 anos da mídia regional, a presença no território com profissionais que estão há mais de 30/40 anos nessa área. Reconhecer e valorizar o trabalho de todos da imprensa comunitária e o trabalho democrático que a classe de jornalistas regionais realiza é importante para a cidade de São Paulo”.

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