Poder legislativo defende a imprensa comunitária

GABRILLI: a população mais vulnerável precisa de informação de qualidade para enfrentar barreiras

Senado, Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal: representantes reconhecem papel democrático que os jornais e mídias de bairro realizam.

A imprensa regional, composta por jornais de bairro, rádios comunitárias, portais locais e outras mídias próximas da população, tem ganhado destaque e reconhecimento entre representantes do poder legislativo.

Parlamentares de diferentes esferas e ideologias têm se unido em torno de um ponto comum: a valorização do jornalismo local como ferramenta essencial para o fortalecimento da cidadania e da democracia.

Em uma metrópole como São Paulo, com suas múltiplas realidades e desigualdades, o papel das mídias regionais se torna ainda mais relevante. É o que aponta a senadora Mara Gabrilli (PSD), que começou sua trajetória pública no Executivo municipal. “Foi ali que constatei de muito perto as dificuldades reais enfrentadas pela população mais vulnerável e o quanto a informação pode ser uma aliada para enfrentar essas barreiras”, afirma. Para ela, o jornalismo de bairro é a voz do povo em sua essência, pois capta com precisão as demandas locais que muitas vezes passam despercebidas pela grande imprensa.

Essa proximidade com a população também é destacada pelo vereador Thammy Miranda (PSD), defensor de um mandato participativo e presente nas comunidades. Ele ressalta que a mídia regional cumpre um papel vital ao dar visibilidade às vozes que muitas vezes são ignoradas: “Precisamos valorizar esses veículos que estão próximos da população, denunciando problemas e aproximando o poder público dos cidadãos.

Além de aproximar a população das instâncias de poder, os jornais de bairro também atuam como um antídoto contra a desinformação — tema que preocupa a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB). Ela afirma que a velocidade com que se espalham as chamadas fake news exige uma resposta à altura: o fortalecimento do jornalismo sério e responsável. “Mesmo os grandes jornais não conseguem apurar situações que se passam em pequenos municípios ou em bairros e regiões da cidade. É aí que se torna evidente a importância do jornalismo local”, explica. Para Leci, uma imprensa local atuante é fundamental para combater boatos e exigir os direitos dos cidadãos.

Na mesma linha, a deputada federal Tábata Amaral (PSB) defende que a mídia regional, por estar conectada ao território, tem maior precisão para fiscalizar políticas públicas e cobrar as autoridades. “Também é mais efetiva em apontar soluções para problemas locais. Por isso, apoiar o jornalismo local é fundamental para a sociedade”, afirma.
A atuação dos veículos regionais, segundo a vereadora Sandra Tadeu (UNIÃO), é essencial para dar visibilidade às questões muitas vezes esquecidas. “Sem esse trabalho, muitas demandas importantes poderiam ficar invisíveis e sem respostas. Informação de qualidade e voltada para a realidade local faz a diferença na vida das pessoas e na construção de uma cidade mais justa e desenvolvida”, afirma.

COTIDIANO. Há 6 anos no mercado, a SP Regional é exemplo claro desse papel transformador. Atuando em diversos bairros da cidade e Grande SP, a plataforma cadastra veículos e editores que realizam importante papel no cotidiano da população paulistana e paulista, profissionais que denunciam problemas urbanos, acompanham políticas públicas e promovem a valorização das comunidades locais.

Atualmente, em um cenário de polarização política e avanço da desinformação, a aposta em um jornalismo regional forte, ético e comprometido com a verdade se mostra uma escolha não apenas estratégica, mas necessária.
O apoio crescente do Legislativo a essas iniciativas sinaliza uma compreensão cada vez maior de que a democracia se constrói também — e talvez principalmente — a partir do que acontece na rua da nossa casa, no bairro onde moramos, e na comunidade que nos cerca.

TÁBATA: a mídia regional é mais efetiva em apontar soluções para os problemas locais

LECI: grandes jornais não conseguem apurar situações que acontecem em pequenos municípios e bairros

MARINA: deputada estadual diz que mídias regionais empoderam moradores

THAMMY: valorizar os jornais de bairro é fortalecer a cidadania

SANDRA: sem mídias regionais as demandas locais podem ficar invisíveis

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://spregional.com.br/wp-content/uploads/2019/07/logo_rodape.png

contato@spregional.com.br

SIGA NOSSAS
REDES SOCIAIS

Copyright © 2025 Todos os Direitos Reservados || Desenvolvido por Pérgola Propaganda